FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Um paradigma de fé ortodoxo, eis o que faz da igreja um paradoxo


Para a Bíblia a fé é a certeza de coisas esperadas que não se veem. (Hebreus 11: 1). Mas ela não defende a fé irracional e cega.

Uma autoridade católica importante disse na mídia: A Igreja precisa de reformas urgentes que a adaptem ao mundo de hoje. Seria um adeus à velha teologia ortodoxa em decadência?

A nossa verdade é relativa e mutável. Só a de Deus é absoluta e imutável. E a verdade religiosa muito evolui. Ademais, o que os teólogos mais fizeram no passado foi tentar, em vão, definir Deus. E acabaram anulando a sua imutabilidade, confundindo Deus com os mitológicos, atribuindo-Lhe características humanas e até três pessoas, o que é um escândalo para os judeus e os islâmicos.

E os teólogos da Igreja oficial, apoiada pelos imperadores romanos, transformaram suas idéias polêmicas em dogmas, que foram impostos pela força e com o ensino de que foi Deus que os inspirou nas suas ideias, o que na verdade é fruto do seu próprio ego! E ai de quem negasse um dogma! Com isso, doutrinas polêmicas teológicas cristãs existem até hoje.
Com o estudo mais profundo da Bíblia houve mais polêmicas e mais divisões entre os cristãos. E há séculos que a Igreja está na mesmice, parada no tempo e no espaço. Assim, algumas doutrinas polêmicas ainda estão indevidamente na Igreja até hoje, prejudicando-a seriamente, pois ela está perdendo terreno para outras religiões, para o grupo dos sem religião e até para o materialismo.

O ecumenismo é frágil entre os cristãos. E não haverá diálogo inter-religioso verdadeiro, e nem uma convivência pacífica entre a Igreja e a Ciência, enquanto ela, a Igreja, não reinterpretar suas doutrinas dogmáticas polêmicas, que, cada vez mais, vão caindo no descrédito, principalmente entre os intelectuais. Também as igrejas protestantes e evangélicas estão envolvidas, em parte, com essas questões teológicas polêmicas, pois elas têm herdado vários erros da Igreja do passado.

A renúncia de um papa é sinal de uma crise muito séria na Igreja. Vou arriscar-me, pois, a dizer o que muitos padres, bispos e cardeais sabem, mas não podem falar! Aliás, às vezes, nem o próprio papa pode falar! Além das razões apresentadas por Bento XVI para a sua surpreendente renúncia, existem também pressões secretas teológicas guardadas a sete chaves, pois a teologia é a vida da Igreja! E lembro aqui que ele mesmo disse que existe hipocrisia na Igreja. E não estaria essa hipocrisia relacionada com uma crença fingida de teólogos favoráveis ou contrários a possíveis mudanças teológicas que ele, grande teólogo que é, quis fazer, mas se viu impotente para concretizar seu desejo?

E essas questões teológicas polêmicas têm deixado frios os católicos em sua fé. Por isso mesmo, essa fé fraca não tem servido de freio à imoralidade nem do próprio clero católico! E agora, no Terceiro Milênio, então, a Igreja se vê num dilema com seu paradoxo doutrinário insustentável ou, como se diz, num beco sem saída!


Na Rede Mundo Maior, por antena parabólica (clicar a janela “ao vivo”) ou o site www.redemundomaior.com.br, “Presença Espírita na Bíblia”, com este colunista, nas quintas-feiras, às 20h, e nos domingos, às 23h. Para suas perguntas e sugestões: penb@redemundomaior.com.br E o programa, também espírita, “Transição”, aos domingos, às 16h15 e outros horários da madrugada, na Rede TV.

Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “Presença Espírita na Bíblia“, Ed. Chico Xavier em Parceria com a Ed. Sinal Verde, SP; “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP; “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”. Ed. EBM, SP; “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Ed. e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia, MG; e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte, MG, www.literarium.com.br

Meus livros podem ser adquiridos comigo: Telefone (31) 3373-6870 Email: jreischaves@gmail.com com a Ed. Chico Xavier, www.editorachicoxavier.com.br Telefone: 0800-283-7147, a Ed. Sinal Verde: www.sinalverdelivros.com.br Telefone:

(11) 2409-1540, e com a Ed. EBM www.ebmeditora.com.br Telefone (11) 3186-9766.

Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Robson Damasceno Reis, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Não entendi, juro - 21/05/18

Vi uma publicação no Diário do Estado da Bahia, de 20 de abril do ano em cu...
Leia Mais

Os caminhoneiros e nós - 28/05/18

Estamos vendo, ainda que como menos força, a paralização dos caminhoneiros ...
Leia Mais