FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Teologia nunca foi matemática, os teólogos criaram essa problemática


Um papa e os bispos antigos decidiram que eles reunidos, em concílios ecumênicos, são infalíveis. Mas como, se a Bíblia e a Igreja têm erros, e nem Jesus sabe tudo? Ele disse que não é do conhecimento Dele e dos anjos celestiais quando será o final dos tempos, mas que só Deus, o Pai, o sabe. (São Mateus 24: 36). Aliás, isso comprova também que Jesus não é mesmo Deus, segundo o dogma do Concílio Ecumênico de Nicéia (325). Realmente, só mesmo Deus, o Pai, é onisciente e infalível.

A instabilidade da fé dos fiéis cristãos que mudam de igreja, como macacos pulando de galho em galho, prova os erros doutrinários dos teólogos imaturos antigos. Quanto mais sólida for a fé, mais força tem o religioso para praticar o bem. Mas a fé não raciocinada é inútil, como vem acontecendo, há séculos, com a maioria dos cristãos, mais presos a dogmas e rituais do que à vivência do evangelho. E os teólogos de hoje não aceitam que seus colegas antigos erraram, porque eles terão que reconhecer forçosamente que eles erram também. Eis aí o problema crucial da Igreja e do cristianismo com certas doutrinas contrárias à Bíblia e impostas aos fiéis pela força, as quais são hoje insustentáveis.

Jesus é nosso salvador, mas não com o seu sangue, e sim, com seu evangelho de amor incondicional e irrestrito, até para com os nossos inimigos. E um grande erro teológico secular é o de muitos cristãos crerem piamente que o sangue derramado de Jesus na cruz fez Deus sentir-se plenamente indenizado pela dor de nossos pecados, ficando Ele tão feliz, tão alegre, tão contente e tão sorridente, que Ele até se esqueceu dos nossos pecados! Mas não é Deus que sofre com os nossos pecados contrários às suas leis, e sim, os nossos semelhantes e, por consequência, também os transgressores dessas leis, pois colhemos o que semeamos!

A reforma que Francisco tem, pois, que fazer é esta: Uma reinterpretação do evangelho e com uma fé raciocinada. E, por falar em Francisco, o maior cristão do mundo, dos nossos dias, com 212 biógrafos brasileiros e estrangeiros, é o Francisco Cândido Xavier. E até circula na internet a brincadeira bem humorada e respeitosa de que o papa escolheu esse nome por causa do Chico Xavier!
O problema para o Francisco resolver não é tanto o de política social da Igreja, que tem a sua importância, mas que é mais ideologia do que teologia, e sim, o de doutrinas teológicas não bíblicas, tidas erradamente como sendo tão exatas, como se fossem dados matemáticos, quando a teologia nunca foi ciência exata, jamais o é e jamais o será!

Eis aí a problemática da Igreja e do Cristianismo em geral! E repitamos, pois, em alto e bom som a mais oportuna e badalada frase do momento, do cardeal dom Cláudio Hummes: como está a Igreja não funciona!


Na Rede Mundo Maior, por parabólica, a cabo e no site www.redemundomaior.com.br, o programa "Presença Espírita na Bíblia", com Celina e este colunista, nas quintas-feiras, às 20h, e reprise aos domingos, às 23h. Para suas perguntas e sugestões: penb@redemundomaior.com.br.

E, na Rede TV, o "Transição", aos domingos, às 16h15 e outros horários da madrugada.

II Congresso de Ciência, Saúde e Espiritualidade de Divinópolis (II CONSEDI), de 14 a 16 de junho de 2013, no Salão de Convenções do Centro Espírita Jesus de Nazaré, Rua do Cobre, 57, Niterói, Divinópolis (MG). Contato: Eliane e Evaldo (37) 3071-2699. consedi.ame@gmail.com www.amedivinopolis.com

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Murilo Badaró (Presidente da Academia Mineira de Letras), Robson Damasceno Reis, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Outrora, ser Papa era uma satisfação, hoje, pode ser uma aflição!

No passado, ser papa era bem mais fácil do que hoje. Isso porque as pessoas...
Leia Mais

Massa de manobra - 04/06/18

Nesta manhã de segunda-feira (4), lendo aqui no BNews a manifestação de Líd...
Leia Mais