FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Os fenômenos que envolvem espíritos a nenhuma fé estão restritos


Os fenômenos que envolvem espíritos são universais e existem desde que o mundo é mundo. Pode-se dizer que todo fenômeno espírita é mediúnico, mas nem todo fenômeno mediúnico é espírita.

E podemos afirmar que as obras literárias psicografadas ou de estudos do espiritismo são também espíritas na medida em que elas se enquadram na filosofia das obras da Codificação de Kardec e na moral dos evangelhos de Jesus. (“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que contém textos, “ipsis litteris”, dos quatro evangelhos escolhidos por Kardec, e com comentários de vários espíritos sob a ótica evangélica). É, pois, um erro grave pensar que toda obra mediúnica psicografada, psicofônica, intuitiva ou inspirada por algum espírito é espírita.

Inspirei-me, para fazer esta matéria, no livro: “Espiritismo – Fundamentos Históricos e Doutrinários”, de Milton Felipeli, Letras & Textos Editora, da Fraternidade Francisco de Assis (www.fraternidadeassis.com.br), Vila Prudente, São Paulo, SP. Recomendo-o para os que querem aprofundar seus conhecimentos no espiritismo, que pode ser encontrado também na Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier. (contato@editorachicoxavier.com.br Telefone 0800.283.7147).

Todas as pessoas são um pouco médiuns. Mas nem todas têm uma mediunidade especial, ostensiva, que são Paulo chamou de dons espirituais (do espírito do indivíduo). Daí que quando alguém ora em línguas, é o próprio espírito dele que ora. (1 Coríntios 14: 14), não sendo, pois, o Espírito Santo trinitário, como muitos pensam. Na Bíblia, o Espírito Santo é o de cada um de nós. “Eu farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel 13: 45), da Bíblia Católica, pois, na Protestante, o Livro de Daniel só tem 12 capítulos. É que Lutero tirou 7 livros da Bíblia e mexeu em outros.

A mediunidade, realmente, não é privilégio de pessoas espíritas. Todas as religiões têm médiuns. E ela é o fenômeno responsável pela grande verdade do contato com os espíritos dos mortos. E o próprio Papa João Paulo II disse na Basílica de São Pedro, no dia de finados de 1983: “O diálogo com os mortos não deve ser interrompido porque, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo.” (Revista Veja, página 93, de 6 de março de 2005).
Como vimos, não tem, pois, fundamento bíblico a comunicação com os “diabos” e o Espírito Santo trinitário. Aliás, “diabos” (“diabolos” em grego) nem espíritos eles são. E demônios são espíritos humanos e podem ser bons, maus e imperfeitos, como nos mostra o estudo hermenêutico da Bíblia e da Vulgata Latina de são Jerônimo.
Ficamos por aqui, hoje, com o texto paulino (Efésios 1: 17): “Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, que vos dê um espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele.”

PS:
1) Cláudia Viana Bhering, vice-presidente do Conselho Municipal do Portador de Deficiência, leu a matéria sobre a grave crise na Casa da Esperança, de Ipatinga (MG), pediu-me para informar os leitores de O TEMPO que as escolas que cuidam de deficientes de BH estão também com o recebimento das verbas atrasado.
2) Na TV Mundo Maior por parabólica digital e internet: www.redemundomaior.com.br assista ao programa “Presença Espírita na Bíblia” deste colunista, às 20h das quintas, com reprise às 23h dos domingos. Perguntas no e-mail: penb@redemundomaior.com.br


Recomendo o livro “Histórias da Vida – Nos Passos do Mestre”, da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AME), Editora AME, BH, 2012.

Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

Pela Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, às quintas-feiras, às 20h, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista de O TEMPO, de Belo Horizonte, e reprisado aos domingos, às 23h, horário de Brasília. Para perguntas e sugestões: penb@redemundomaior.com.br e rede@redemundomaior.com.br

Aos domingos, na Rede TV, às 16h15, o programa espírita Transição.

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Localizar a seção Opinião e clicar clicar o item “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Robson Damasceno Reis, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Outrora, ser Papa era uma satisfação, hoje, pode ser uma aflição!

No passado, ser papa era bem mais fácil do que hoje. Isso porque as pessoas...
Leia Mais

Massa de manobra - 04/06/18

Nesta manhã de segunda-feira (4), lendo aqui no BNews a manifestação de Líd...
Leia Mais