FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Entre as correntes religiosas, o espiritismo é das mais numerosas


Por ser a religião mais atacada, tem-se a falsa impressão de que o espiritismo é uma das menores correntes religiosas. Suas verdades básicas são bíblicas e universais: a reencarnação, a mediunidade e o contato com os espíritos.

Proporcionalmente, ele é a religião da elite cultural, filosófica e científica do Brasil, com cerca de 300 editoras. E hoje, exceto nas cidades pequenas, é difícil encontrar-se um católico que não crê no espiritismo e não frequente um centro espírita. Segundo o IBGE, as religiões com mais adeptos no Brasil são: a primeira é a Igreja; a segunda é a Assembleia de Deus; e a terceira é o espiritismo. No mundo, em sua maioria, as pessoas aceitam também os principais postulados espíritas. Por exemplo, com relação à reencarnação: Estônia (92%); Letônia (84%); Albânia (78%); Kosovo (83%); e Bulgária (94%). Para saber mais, recomendo “O Espiritismo na Atualidade”, de Ademir Luiz Xavier Júnior, doutor em física pela Unicamp, pós-doutor em laboratório pela Universidade de Freiburg, Alemanha, e pesquisador sênior do Centro de Pesquisas Avançadas Werner Von Braun; Jáder dos Reis Sampaio, catedrático de psicologia da UFMG; Alexandre Fontes da Fonseca, mestre e doutor em física pela USP e Unicamp, pós-doutor pela University of Texas, em Dallas (EUA), e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Anna Lívia Gomes, graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Jeferson Batarello, mestre em ciências da religião pela PUC-SP; e Marco Antônio Figueiredo Milani Filho, economista, mestre e doutor em controladoria e contabilidade pela USP, pós-doutor pela Escola de Administração de Políticas da Carleton University, Canadá, e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Ed. Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, São Paulo (SP); www.ccdpe@org.br; (11) 5072-2211.

Faz uns 30 anos que a Igreja parou de atacar o espiritismo. Mas os nossos irmãos evangélicos, não os protestantes, são os que ainda mais atacam a doutrina codificada por Kardec, “o bom senso encarnado”, segundo o filósofo e acadêmico francês Leon Dénis.

Mas o espiritismo é mais ciência e filosofia do que religião, pois é uma religião somente no sentido de adotar uma moral, que é “ipsis litteris” a mesma dos quatro evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, e que formam “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. E o espiritismo leva muito a sério essa sua moral cristã. Daí que ele é chamado também de cristianismo redivivo.
E assim é que o espiritismo se torna, cada vez mais, uma das mais numerosas correntes religiosas cristãs. É o Ocidente se unindo com o Oriente, formando um só rebanho e um só Pastor!


- Em 12.10.2013, o 5º Encontro Paulista de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (Esde), da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), com o apoio da USE Municipal de Osasco. www.usesp.org.br; (11) 2950-6554.

- Na TV Mundo Maior, canal aberto e a cabo em algumas regiões, por parabólica digital e www.tvmundomaior.com.br, o “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina Sobral e este colunista, às 20h das quintas-feiras, e às 23h dos domingos. Perguntas e sugestões: presenca@tvmundomaior.com.br.

- E, na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15.

- Com tradução deste colunista, está sendo lançado “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec, pela Ed. Chico Xavier. www.editorachicoxavier.com.br; (31) 3636-7147 / 0800-283-7147.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Outrora, ser Papa era uma satisfação, hoje, pode ser uma aflição!

No passado, ser papa era bem mais fácil do que hoje. Isso porque as pessoas...
Leia Mais

Massa de manobra - 04/06/18

Nesta manhã de segunda-feira (4), lendo aqui no BNews a manifestação de Líd...
Leia Mais