FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

A Jesus Cristo muito amemos, mas somente a Deus, o pai, adoremos


Para quem não sabe bem o que é dogma, explico-o. Toda doutrina, que não tinha fundamento bíblico e que era, pois, polêmica, virou dogma. E, como a Igreja era unida ao Império Romano, ela contava com o seu apoio para impor pela força os dogmas. E ai de quem não os aceitasse! Podemos dizer que Jesus é Deus relativo, como todos nós o somos (João 10: 35), mas Deus absoluto é só o Deus, o Pai.

E o primeiro dogma surgiu com Concílio Ecumênico de Constantinopla (325), que decretou que Jesus Cristo é outro Deus. Os teólogos argumentam que as pessoas da Santíssima Trindade é que são três, mas Deus é um só. Então, se alguém perguntar a eles se Jesus é Deus, eles deveriam responder que não e que Jesus é apenas a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Mas eles afirmam que Jesus é também Deus. E a coisa se complicou ainda mais, porque no Concílio Ecumênico de Constantinopla (381), os teólogos declararam que o Espírito Santo é também Deus. E eles ensinam que essa questão não pode ser entendida por ninguém, porque é um mistério de Deus. Mas foram eles que criaram essa doutrina contraditória, que respeitamos, e não Deus.

Como Kardec elucida bem, os profetas anunciaram o Messias como sendo um homem e não Deus. Os feitos de Jesus são admiráveis, mas são fenômenos naturais mediúnicos e não divinos. E eis a prova disso: Segundo Ele, nós podemos fazer o que Ele fez e até ainda coisas maiores, se tivermos fé. E isso explica que Jesus fez seus milagres, porque tinha fé. Logo, Ele era um homem, e não Deus. Nesse texto, eu vejo a palavra fé mais com o sentido de fidelidade (“pistis” em grego, e “fides” em latim). E os apóstolos conviveram com Jesus e nunca disseram que Ele era Deus.
E vamos à Bíblia:

“Visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.” (Romanos 3: 30); “Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele.” (1 Coríntios 8: 6); Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Timóteo 2: 5); “Que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17: 3); “Meu Pai que me enviou, foi quem me prescreveu, por mandamento seu, o que devo dizer e como devo falar.” (João 12: 49-50); “Não me cabe a mim vo-lo conceder; é porém, para aqueles a quem meu Pai o preparou.” (Mateus 20: 23); “Nada posso fazer de mim mesmo. (João 5: 30); “Nada faço de mim mesmo; mas digo o que meu Pai me ensinou.” (João 8: 28); “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23: 46); “Porque meu Pai é maior do que eu.” (João 14: 28); “Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17); e “... Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia, e lá me verão.” (Mateus 28: 10).

Nessa última citação, Jesus se refere aos apóstolos como seus irmãos, e não como seus filhos, pois Ele não é Deus, o Pai! Amemos, pois, muito nosso Irmão Maior Jesus, mas adoremos somente a Deus, seu Pai e nosso Pai!


Na Rede Mundo Maior, por parabólica digital, aberta em algumas regiões, a cabo e internet, “Presença Espírita na Bíblia” com este colunista, às 20h das quintas-feiras, com reprise às 23h dos domingos. www.redemundomaior.com.br Comente-o: penb@redemundomaior.com.br E na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15, com reprise nas segundas-feiras, à 1h45.
Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “Presença Espírita na Bíblia“, Ed. Chico Xavier em Parceria com a Ed. Sinal Verde, SP; “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP; “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”. Ed. EBM, SP; “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Ed. e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia, MG; e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte, MG, www.literarium.com.br

Meus livros podem ser adquiridos comigo: Telefone (31) 3373-6870 Email: jreischaves@gmail.com com a Ed. Chico Xavier, www.editorachicoxavier.com.br Telefone: 0800-283-7147, a Ed. Sinal Verde: www.sinalverdelivros.com.br Telefone:

(11) 2409-1540, e com a Ed. EBM www.ebmeditora.com.br Telefone (11) 3186-9766.

Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Robson Damasceno Reis, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Outrora, ser Papa era uma satisfação, hoje, pode ser uma aflição!

No passado, ser papa era bem mais fácil do que hoje. Isso porque as pessoas...
Leia Mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

O futuro todos serão bem-aventurados ou bem felizes

Numa coluna anterior, abordei Deus. E disse que os teólogos usam muito a fr...
Leia Mais